MSTC
MOVIMENTO SEM TETO DO CENTRO
PROJETOS SOCIAIS REALIZADOS NAS OCUPAÇÕES.
ATIVIDADES VOLTADAS Á EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO-AMBIENTE.
BRINQUEDOTECA: O espaço inaugurado recebeu catalogação e organização dos livros e continuará com as atividades de estudo e lazer; um espaço dedicado às crianças e aos adolescentes, incluindo uma pequena biblioteca, jogos, materiais educativos e artísticos. Tudo necessário para alimentar a curiosidade.
(ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO)
FOTOGRAFIA: Aos sábados, crianças e jovens aprendem a fotografar; em breve uma exposição dos trabalhos dos grupos irá percorrer todas as ocupações do MSTC. Todas as quartas-feiras, as crianças têm oficina de auduiovisual. Nela, os pequenos roteiristas, produtores e atores fazem seus proprios filmes.
(ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO)
OFICINA DE COSTURA: A atividade serve para estimular novas fontes de renda através da ideia do reúso e costumização de roupas, que são vendidas no Brechó Dançante, beneficente, com comidas típicas.
(ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO)
FOTO- AUDIO- REPORTAGEM: PROJETOS EXISTENTES NA OCUPAÇÃO CAMBRIDGE. UBS REPÚBLICA, HORTA VERTICAL, BRECHÓ BENEFICENTE, REFORÇO ESCOLAR, AULAS DE INGLÊS E DE INFORMÁTICA.
(ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO)
A Residência Artística Cambridge é um projeto voltado ao desenvolvimento de propostas artísticas e culturais na Ocupação Hotel Cambridge, situada na região central da cidade de São Paulo, entre março de 2016 e janeiro de 2017.
Trata-se de um programa de residências com ênfase em práticas colaborativas, desenvolvidas em diálogo com a comunidade local e com parceiros, cuja pesquisa se relaciona com assuntos ligados ao cotidiano da ocupação, sua história e entorno.
Durante o período de trabalho de cada residente, o programa prevê a realização de uma série de atividades públicas e de um projeto editorial, desenvolvido junto com a curadoria e interlocutores convidados.
-
Curadoria: Juliana Caffé e Yudi Rafael
Artistas residentes:
-
Ícaro Lira (mar/abr/mai)
-
Jaime Lauriano e Raphael Escobar (jun/jul/ago)
-
Virgínia de Medeiros (nov/dez/jan)
Escritor residente:
-
Julián Fuks (set/out/nov)
Ocupação do MSTC no antigo Hotel Cambridge
(ATIVIDADE ABERTA PARA O PÚBLICO).
AULAS COMPUTAÇÃO: Voluntários atuam nas aulas de computação digitação e Reforso escolar á adolescentes, jovens e pais das ocupações.
(ATIVIDADE ABERTA PARA O PÚBLICO).
BRECHÓ CAMBRIDGE: Sem fins lucrativos o BRECHÓ CAMBRIDGE é uma iniciativa para levantar fundos para manter as oficinas de costura e para complementação de rende de algumas famílias que trabalham no próprio brechó.
Aberto de segunda a sábado dás 10:00 ás 18:00 Horas.
FABRICA DE BOLOS CAMBRIDGE: Bolos de diversos sabores são feitos diáriamente na ocupção Cambridge, gerando empregabilidade as famílias , os bolos são vendidos para os comerciantes locais e também funciona o serviço Delivery, os preço são de revenda.
VENHAM EXPERIMENTAR !
PROGRAMAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO HORTA CAMBRIDGE:
Coordenado pela arquiteta Carla Caffé, com apoio da KTH – Faculdade de Arquitetura em Estocolmo, Suécia, Lanchonete.org e Plataforma habita-cidade, o projeto de implementação de horta jardins filtrantes na Ocupação Cambridge conta com oficinas de capacitação que se iniciam em Março de 2016.
(ATIVIDADE ABERTA PARA O PÚBLICO).
O Projeto Saltamontes é uma parceria entre o MSTC, a Universidade KU Leuven da Bélgica e as Associações Novolhar e Flor da Vida. Desenvolveu atividades regulares com crianças, jovens e adultos, moradores na Ocupação 9 de Julho. O Projeto Saltamontes tem como objetivo o Desenvolvimento Humano, por meio de oficinas realizadas por educadores voluntários.
A Associação Beneficente Flor da vida acredita na arte, educação e vivências terapêuticas como ferramenta para o desenvolvimento humano. Contamos com a colaboração de voluntários para colocar em prática os nossos projetos.
-Projetos, ações e vivências que despertam potencialidades, autoconhecimento, empatia e transdisciplinaridade;
-Criação de espaços educativos que fomentem a cultura da paz e a troca de saberes.